Ligar-se a nós

Mundo

“Apelo de Israel para transferir civis de Gaza é uma tarefa difícil” – EUA

Publicado

em

O Comité Internacional da Cruz Vermelha disse que seria impossível para as organizações ajudar “um deslocamento tão massivo de pessoas em Gaza” enquanto esta permanecer sob o cerco israelita.

“As necessidades são surpreendentes e as organizações humanitárias devem ser capazes de aumentar as operações de ajuda”, considerou a organização.

Famílias de funcionários de organizações internacionais abrigam-se em um centro das Nações Unidas depois que a UNRWA disse que transferiu o seu centro de operações central para o sul da Faixa de Gaza após o apelo de Israel para que mais de um milhão de civis no norte de Gaza se mudassem para o sul dentro de 24 horas.

Washington, que apelou a Israel para proteger os civis, não mostrou hesitação no apoio público ao seu aliado. O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que uma evacuação tão grande era uma “ordem difícil”, mas que Washington não duvidaria da decisão de dizer aos civis para saírem.

“Entendemos o que eles estão tentando fazer e por que estão tentando fazer isso – tentar isolar a população civil do Hamas, que é o seu verdadeiro alvo”, disse ele na MSNBC.

A ordem de evacuação de Israel aplica-se à metade norte da Faixa de Gaza, incluindo o maior assentamento do enclave, a Cidade de Gaza. A ONU disse ter sido informada de que Israel queria que toda a população da área – cerca de metade dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza – atravessasse a zona húmida de Gaza Wadi, que corta o enclave.

“Civis da Cidade de Gaza, evacuem para o sul para sua própria segurança e a segurança de suas famílias e distanciem-se dos terroristas do Hamas que os usam como escudos humanos”, disseram os militares israelenses.

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina que é rival do Hamas, disse ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na Jordânia, que o deslocamento forçado de palestinos em Gaza constituiria uma repetição de 1948, quando centenas de milhares de palestinos fugiram ou foram expulsos de Gaza. o que é hoje Israel. A maioria dos habitantes de Gaza são descendentes desses refugiados.

Gaza já é um dos lugares mais populosos do planeta e, por enquanto, não há saída. Israel impôs um bloqueio total e o Egipto, que também tem fronteira com o enclave, tem resistido até agora aos apelos para a sua abertura aos residentes em fuga.

O Cairo disse que o apelo de Israel aos habitantes de Gaza para que abandonem as suas casas era uma violação do direito humanitário internacional que colocaria os civis em perigo.

Com agências internacionais 




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD