Mundo
António Guterres diz que África está pronta para o progresso: “Inovação”
O secretário-geral da ONU disse esta quarta-feira, que a África está pronta para o progresso, destacando a população mais jovem do mundo, recursos naturais abundantes e o espírito empreendedor dos africanos.
António Guterres falou por ocasião da sua participação na 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), que decorre em Yokohama, no Japão, sob o tema ‘Cocriando Soluções Inovadoras com a África’.
Guterres ressaltou que é o momento de acelerar os objectivos de desenvolvimento sustentável por meio de investimentos, reformas e parcerias, destacando as crises desencadeadas por conflitos, mudanças climáticas, tensões comerciais, fragmentação económica, aumento da dívida e crescentes desigualdades que ameaçam o desenvolvimento.
Entre as prioridades apontadas pelo secretário-geral está o “investimento em cadeias de valor globais sustentáveis e integração regional”, a “inovação digital, incluindo a inteligência artificial para o desenvolvimento”, e um “investimento nos jovens de África”. Por último, pediu que seja reconhecido que “a paz e a prosperidade andam de mãos dadas”, mencionando os conflitos em lugares como Sudão, República Democrática do Congo, Somália e na região do Sahel.
Para Guterres, o evento no Japão mostra que existem parcerias necessárias para concretizar a visão da África por um futuro justo, inclusivo e sustentável, pedindo soluções para construir um futuro de dignidade, oportunidades e paz.
Na vertente económica, o foco é tratar da “promoção do comércio e do investimento”. Já na questão da paz e estabilidade, a discussão será sobre a “garantia da dignidade e da segurança humanas”, acrescentou.
A TICAD é uma iniciativa do Governo japonês que começou a ser organizada em 1993. Nesta edição, o evento acontece entre hoje e sexta-feira.