Connect with us

Mundo

Portugal: António Costa anuncia um Governo mais reduzido

Published

on

O primeiro-ministro português interino, António Costa, anunciou esta quarta-feira, na sua primeira aparição pública depois de ter passado uma semana em confinamento por coronavírus, que o seu próximo Governo será mais reduzido.

Costa explicou que irá formalizar a sua equipa de ministros a 23 de fevereiro, data para a qual se espera a tomada de posse do novo Executivo depois das eleições legislativas que no passado dia 30 deram maioria absoluta ao Partido Socialista.

“Já disse que será um Governo mais enxuto do que o Governo que está ainda em funções, mas não tenho ainda a estrutura definitiva e aproveitarei também o conjunto destas conversas para podermos afinar nesse sentido”, indicou Costa.

O guião do Governo será o programa eleitoral do PS, “como é natural”, disse, embora tenha admitido que poderá acrescentar ideias contribuídas pelas organizações com as quais se vai reunir nos próximos dias.

Costa dá início esta quarta a uma ronda de contactos com organizações sociais e partidos políticos antes do anúncio do seu Governo.

Reuniões das quais, de momento, excluem o partido de extrema-direita Chega -terceira força mais votada nas eleições- porque estas sessões são de “preparação da legislatura” e “não há nenhuma convergência com o Chega”, acrescentou o primeiro-ministro em declarações à imprensa.

Porém, indicou que isso não implica falta de contacto com o Chega durante o resto da legislatura.

O líder socialista e primeiro-ministro interino vai receber esta semana membros dos conselhos nacionais de Finanças, Saúde, Ambiente e membros da comunidade educativa.

A ronda de contactos continua na próxima semana com agentes sociais e dirigentes das diferentes forças políticas com representação parlamentar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *