Connect with us

Lifestyle

Antologia “Aconteceu em Luanda” é apresentada neste sábado na capital do país

Published

on

O livro “Aconteceu em Luanda”, de oito autores que contam estórias ambientadas ou inspiradas em Luanda, será apresentado neste sábado, pela editora Kacimbo, na livraria Kiela.

A obra, escrita por Benedito Tjyakala, David Nahenda, Delfina bastos, Fabio Kintosh, Muzeri Kizenza, Rosario Kutchy, Tchenguita e Yermarília Tomás será apresentada as 17h horas, este lançamento e vem culminar com o projecto “Kacimbo a Kontar”, ao mesmo tempo materializar o empenho e dedicação dos participantes da oficina de escrita criativa, realizada em 2022 com o autor Ondjaki.

Esta jornada literária foi possível graças ao apoio do programa diversidade, financiado pela União Europeia, do Camões IP e da Fundação Calouste Gulbenkian, com gestão colaborativa da Aliança Francesa de Luanda e do cluster EUNIC.

O projecto decorreu entre Janeiro e Março de 2022, com foco em oficinas de escrita criativa, e resultou agora nesta antologia de contos.

Após processo de selecção, extensas revisões e afinações, estas oito estórias surgiram como um testemunho de parte da cena literária de Luanda. Publicada na colecção “Maresia” da Editora Kacimbo, “Aconteceu em Luanda” oferece em cada uma destas estórias uma perspetiva única sobre o fio condutor que as une: a cidade de Luanda.

Durante a oficina, por forma a potenciar as suas competências e fomentar a criatividade literária, os autores tiveram ainda a oportunidade de interagir com os escritores Afonso Cruz e Pedro Sena Lino.

Além da oficina de escrita criativa, o projecto “Kacimbo a Kontar” incluiu uma formação profissional para “contadores de estórias” e diversas actividades realizadas em livrarias e escolas públicas, atingindo cerca de 3.000 indivíduos, com especial enfoque em crianças e jovens adultos.

A publicação de “Aconteceu em Luanda” é um testemunho do sucesso de iniciativas colaborativas que promovem novos talentos literários.