Politica
Antigos Presidentes da República condecorados com Medalha da Palma Militar
António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, antigos presidentes de Angola, foram nesta quinta-feira, 17 de Julho, condecorados com a Medalha da Palma Militar, no âmbito do Sistema de Condecorações Militares das Forças Armadas Angolanas (FAA), por ocasião dos 50 anos de Independência Nacional.
Agostinho Neto, fundador da Nação, e José Eduardo dos Santos, Arquitecto da Paz e da Reconciliação Nacional, figuram a lista dos 75 distinguidos nesta classe.
A mais alta distinção das FAA insere-se na Classe Única, reservada a personalidades cujo contributo foi determinante para a soberania nacional e para o fortalecimento das instituições de defesa do Estado.
Segundo o Decreto Presidencial, o Presidente da República, João Lourenço, reservou para si a outorga das medalhas de maior distinção, a Palma Militar (Classe Única) e o Valor das Forças Armadas (Primeira Classe).
Já na Primeira Classe, equivalente à Medalha do Valor das Forças Armadas, são distinguidas personalidades como Hélder Fernando Pitta Grós, Simione Mucune (a título póstumo), André Gaspar Mendes de Carvalho, Carlos Manuel,(a título póstumo), Luís Domingos Manuel, Ruth Adriano Mendes, entre outros.
As condecorações têm como objectivo reconhecer actos de bravura, dedicação e serviços relevantes prestados à pátria, à estabilidade institucional e à coesão das Forças Armadas.