Connect with us

Politica

Antigo segurança de JES substitui brigadeiro “Barba Branca”

Published

on

Dentre as mexidas nas chefias militares ocorridas após a reunião do Conselho de Segurança na passada quinta-feira, está a substituição do brigadeiro “Barba Branca” pelo antigo segurança de José Eduardo dos Santos, o agora também  brigadeiro, Luís Fungo.

Embora a nomeação ainda não tenha sido divulgada pela presidência, o Correio da Kianda confirmou a notícia avançada pelo Club-K este domingo, junto de fonte ligada ao Governo.

De recordar que o segundo comandante da Unidade de Segurança Presidencial da Casa Militar do Presidente da República, brigadeiro Santos Nobre Manuel “Barba Branca”, esteve envolvido em uma “luta” com um activista,  no dia 30 de Dezembro, em frente ao hotel San Marco, em Brasília, onde parte da guarda presidencial estava hospedada, aquando da visita de João Lourenço àquele país sul-americano para participar na tomada de posse do presidente Lula da Silva – exposição esta que terá lhe custado o cargo.

Natural de Malanje, Luís Fungo foi responsável pela segurança de José Eduardo dos Santos até Maio de 2022. Desde 2018 se encontrava em Barcelona, Espanha, para também garantir a guarda da ex-primeira-dama, Ana Paula dos Santos.

Com esta nomeação, Luís Fungo passa a compor o primeiro anel de Segurança do Presidente da República, integrado pelos “homens de extrema confiança” de João Lourenço.

De ressaltar que o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas nomeou também um novo comandante da Unidade de Segurança Presidencial, Brigadeiro Yava Zeca Pedro Félix, para substituir o veterano general José João “Maua”.

 

Conselho de Segurança Nacional reúne-se com mexidas nas chefias militares na agenda

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Armando Joao Bemba

    25/01/2023 at 8:16 am

    Problema não se traduz em segurança deste ou daquele. É Angolano, é competente, merece, então deve estar no lugar certo e na hora certa. Se lhe foi confiada esta missão é porque é competente

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas