Mundo
Antigo relacionamento com os EUA acabou, diz novo primeiro-ministro do Canadá
O antigo relacionamento do Canadá com os Estados Unidos da América, “baseado na integração profunda das nossas economias e na estreita cooperação nas áreas militar e de segurança, acabou”, disse esta quinta-feira, 27, o novo primeiro-ministro canadense.
Em causa, está o anúncio feito pelo presidente Donald Trump, na quarta-feira, 26, de que aplicaria uma tarifa de 25% sobre as importações de viaturas e peças de veículos ao Canadá, avisando que “isso é permanente”.
Por sua vez, o primeiro-ministro Mark Carney disse que o seu país vai responder com tarifas retaliatórias que vão ter “impacto máximo” sobre os Estados Unidos.
Durante a entrevista à imprensa, em Ottawa, Carney defendeu que os canadenses devem “basicamente reimaginar a economia” diante das tarifas impostas pelo presidente Trump.
Mark Carney classificou ainda o acordo original entre o Canadá e os EUA sobre produtos automotivos, assinado em 1965, como “o mais importante da sua vida”.
“Acabou com essas tarifas”, declarou.
Recordar que no seu último discurso, Donald Trump voltou a insinuar que gostaria de anexar o Canadá aos Estados Unidos da América, ressaltando que “os EUA hoje não precisam daquele país para absolutamente nada” e chamando de injustas, as tarifas de importação vigentes.
Com agências internacionais