Politica
Antigo governador da Lunda Sul condenado o cinco anos de prisão
O antigo governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, foi condenado esta quarta-feira, 27, pelo Tribunal Supremo, a cinco anos e um mês de prisão pelo desvio de mais de 250 milhões de kwanzas dos cofres do Estado para benefício próprio.
O ex-governante foi acusado pelo Ministério Público pelos crimes de peculato e abuso de poder, no exercício das suas funções.
No mesmo acórdão, Ernesto Kiteculo foi ainda condenado a 500 mil kwanzas de taxa de justiça e a restituição do valor ao Estado.
Sobre o ex-governante pesa ainda a acusação de ter rubricado contratos fictícios e adjudicação fraudulenta em empreitadas de obras públicas, inscritas no Programa de Investimentos da província da Lunda Sul.
Segundo o juiz presidente relator do acórdão, os actos livres e conscientes do antigo governador lesam gravemente o Estado angolano.
Apesar de ser condenado, Ernesto Kiteculo diz-se inocente e garante que nunca se apropriou de nada ilegalmente. Entretanto não ficou provado em sede de julgamento que o ex-governador ordenou ao director do Gabinete de Estudo e Planeamento (GEP) do seu governo para fazer pagamento a uma empresa, na qual era cliente, no valor de 15 milhões de kwanzas, como era acusado, tendo sido absolvido dos crimes de abuso de poder no exercício de funções.
Cruz
28/03/2024 at 9:03 am
Só cabuenhas.O peixe graúdo para quando????