Politica
Antigo governador da Lunda Sul começa a ser julgado pelo Tribunal Supremo
O ex-governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, está a ser julgado pelo Tribunal Supremo, por dois crimes de peculato. Essa terça-feira, 14, tiveram início as sessões do julgamento. Entretanto, logo no início foi suspenso, pelo que deve retomar a 28 de Novembro.
Os dois crimes de peculato de que é acusado são diferentes e são referentes à época em que Ernesto Kiteculo dirigia a província da Lunda Sul.
A justificação do tribunal para a suspensão do julgamento logo no início, é de que existem outros processos crimes que requerem tratamento prioritário.
Sobre o julgamento, os advogados do político referiram que num dos casos, Ernesto Kiteculo restituiu ao Estado a totalidade dos valores de que teria se aproveitado.
Entretanto, o Juiz Conselheiro do Tribunal Superior, Daniel Modestos, negou a defesa do advogado dizendo que “não obstante ter havido a restituição dos referidos bens ou valores, tal facto não configura a inconstituição do procedimento criminal pelo que a questão será aqui discutida em tribunal”.
Outro argumento levantado pela defesa do ex-governador, é que um dos crimes de que vem acusado Ernesto Kiteculo deve ser retirado dos autos pelo facto de ter restituído os valores em causa.
Sobre esse assunto, o Juiz Conselheiro deu provimento ao pedido da defesa, mas com advertência sobre outras situações levantadas nos autos que constituem crimes, razão pela qual se mantém os crimes de peculato do ex-governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo.
Actualizada às 09h29