Connect with us

Educação Financeira

Antes de comprar bens duradouros, saiba como fazer um mapa comparativo de preços

Published

on

Já pensou, já comprou um geleira (frigorífico), uma arca, uma televisão, um carro, enfim, qualquer artigo que se considere como bem duradouro, que após vários usos, o bem continua a ter a sua função para qual foi feito, desde que, evidentemente, seja usado para os seus fins e seja tratado com zelo? Com certeza que sim. É da natureza do ser humano consumir. Depois de seres humanos, somos consumidores. 

Contudo, para termos um melhor êxito na compra de qualquer bem duradouro, como educador financeiro, considero fundamentais a elaboração e o uso de um Mapa Comparativo de Preços e Funções. 

Sem complicar, este Mapa é aquele que nos ajuda a compreender o que queremos e as vantagens e desvantagens para compra do produto A ou do produto B. Além disso, este exercício pode ser feito em papel, no Excel, no Word, etc. O mais importante é simplificar. Simplificar. 

Produto Marca e Modelo Funções Vantagens Desvantagens Preço Forma de Pagamento Meio de Pagamento
A

B

Decisão pelas vantagens/desvantagens técnicas, incluindo assistência técnica local e garantia  Produto A:

Produto B:

Decisão pelo preço e outras relacionadas Produto A:

Produto B:

Quer-se que cada compra seja uma actividade humana salutar, que agregue valor, que satisfaça uma necessidade e o bem que se compra cumpra as suas funções e dure, dure… é pouco crível que alguém compre uma televisão de várias centenas milhares de Kwanzas e dure um dia. Há, aqui, uma decepção sobre a compra de algo que deveria durar muitos anos. 

Vamos comprar bem, quando precisamos e com os recursos financeiros disponíveis. Os bens duradouros são mais caros, logo devemos ter toda a atenção e cuidado a fazer compras de bens duradouros. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *