Connect with us

Economia

ANPG discute impacto da transformação digital no sector dos petróleos

Published

on

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) realiza, nos dias 27 e 28 de Maio corrente, uma conferência internacional para discutir o impacto da transformação digital na Gestão de Dados Petrolíferos, com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Os objectivos, de acordo com a agência, são a troca de experiências e de boas práticas entre os participantes, assim como a partilha dos princípios que evidenciam o papel determinante da tecnologia, da inovação e da ciência na gestão de dados.

O Director do Gabinete de Gestão e Arquivo de Dados da ANPG, Lúmen Sebastião, considera os dados como um dos activos mais importantes, ao mesmo tempo o principal suporte para a tomada de decisão nos momentos estratégicos relacionados com as novas apostas e novas descobertas.

Em Angola é a ANPG que cabe a gestão deste acervo – um dos pilares fundamentais na gestão da actividade da indústria petrolífera, motivo pelo qual consideramos fundamental a realização deste e de outros encontros similares com os players do sector interessados no desenvolvimento do nosso mercado, quer sejam nacionais quer sejam internacionais.

A referida conferência, que será virtual, terá como oradores representantes de entidades homólogas e parceiros da concessionária. Conhecer os desenvolvimentos tecnológicos mais recentes nesta área de actividade – que é crucial para a determinação do potencial petrolífero dos campos e das bacias sedimentares – assim como a padronização dos dados e dos elementos de exploração e de produção (E&P), será uma das mais-valias relevantes desta conferência.

Colunistas