Ligar-se a nós

Politica

“Ano político 2025 será muito desafiante para o Presidente do MPLA”

Publicado

em

O lançamento da Agenda Política do MPLA para 2025 vai acontecer na província de Malanje, neste sábado. O acto político terá lugar no campo ao lado do Estádio Primeiro de Maio. O evento vai destacar as prioridades políticas e programas voltados ao bem-estar da população, além da comemoração dos 50 anos de independência de Angola.

Sobre o assunto, o analista da Rádio Correio da Kianda, Crisóstomo Chipilica disse que o ano político 2025 será muito desafiante e interessante para o Presidente do MPLA, com a entrada de novos actores políticos, pelo que, antevê eleições muito competitivas, por isso, espera que João Lourenço tenha a consciência dos desafios socioeconómicos que o país atravessa.

Chipilica defendeu uma mudança de perspectiva económica para preencher a paz social que considera de uma variável importante da alma e espírito humano.

Já, o sociólogo Samora Neves, é de opinião que depois das eleições de 2022, os camaradas teriam entendido onde falharam, com a derrota em Luanda, Cabinda e Zaire. O académico disse que o MPLA terá compreendido as causas e fez a introspecção.

Samora, disse que o MPLA lançou uma campanha na sociedade para entender o que está mal, para dar resposta aos mais variados problemas. Para o ano 2025, o partido liderado por João Lourenço, vai procurar intensificar as acções de redinamização das suas estruturas.

Por seu turno, o politólogo Agostinho Sicato espera que, o Presidente do MPLA, João Lourenço, no seu discurso em Malanje, venha falar das razões e do sucesso da Nova Divisão Político Administrativa do país, da assunção de Angola à presidência da União Africana, bem como do pacote legislativo autárquico.

Sicato considera que o acto político do MPLA em Malanje visa dar arranque às suas actividades. A UNITA poderá fazer nos próximos dias, o PRS poderá lançar a sua actividade dentro de duas semanas.

O comunicado da primeira Reunião Ordinária do Bureau Político do Comité Central que aconteceu sexta-feira passada prevê um leque de actividades a realizar ao longo do ano em curso.

A sessão cultural será animada pelos músicos da nossa praça como, W. King, Jessica Pitbull, Anderson Mário e outros.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD