Connect with us

Sociedade

ANIESA inicia inspecção para garantir retirada de cigarros com sabor do mercado

Published

on

A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) iniciou visitas inspectivas de carácter pedagógico aos estabelecimentos que comercializam cigarros, com o objectivo de orientar a retirada imediata em circulação dos cigarros com sabor de chocolate, morango, mentol e baunilha.

O coordenador da ANIESA no Bié, Figueiredo Canguende Numbi, apelou aos comerciantes no sentido de retirarem, de forma voluntária, os cigarros de sabores em referência do circuito económico.

A não observância destas orientações resultará na apreensão dos produtos, aplicação de multas e a depender da gravidade da situação, instaurar processos disciplinar para que os órgãos de justiça deem o tratamento legal.

“A orientação é de âmbito pedagógico e preventivo, gizada pela ANIESA central, que se observa a luz do Decreto Executivo n.° 151/22 de 11 de Março sobre o regulamento técnico dos cigarros que proíbe a não utilização de ingredientes atrativos ou elementos enganadores a menores de idade para o consumo de cigarro”, disse.

Durante a visita, a ANIESA identificou 25 caixas de cigarros com sabor de chocolate, morango, mentol e baunilha que corresponde a mais de 100 mil cigarros.