Politica
Angolanos já podem viajar para Moçambique sem visto
À saída da audiência concedida pelo Chefe de Estado angolano, o governante moçambicano afirmou à imprensa que no encontro manifestou o apreço das autoridades do seu país pela dedicação de Angola na conclusão do acordo sobre a supressão de vistos em passaportes ordinários.
Trata-se de um mecanismo que vai permitir que angolanos na posse do passaporte ordinário entrem em território moçambicano sem a formalidade do visto, o mesmo deve acontecer no sentido contrário.
A medida vai dar resposta ao fluxo considerável de visitantes nos dois sentidos, bem como vai impulsionar as trocas comerciais.
Sobre a cooperação entre os ministérios do Interior de Angola e Moçambique, Jaime Basílio Monteiro as considerou “excelentes”.
Nos termos dessa cooperação, membros da Polícia da República de Moçambique estão a receber formação em Angola em diversas especialidades.
No quadro da visita a Angola, a agenda do ministro moçambicano prevê uma avaliação da cooperação em matéria de Segurança e Ordem Interna, encontro com o homólogo angolano, Ângelo de Barros Veiga Tavares e deslocação ao Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.