Destaque
Angolanos com dificuldades de movimentar contas bancárias nos EUA
Mais de 179 mil milhões de dólares é o valor que se presume ter sido colocado nos bancos estrangeiros por individualidades angolanas de 2002 à 2012, de acordo com a comissão de valores mobiliários dos estados unidos da América.
Cerca de 90 mil milhões deste valor são provenientes de operações efectuadas pela SONANGOL, que o fundo monetário internacional reclama por não reflectirem nas contas e relatórios da petrolífera nacional.
Um outro volume considerável de valores não justificados nestas transferências tiveram origem no Banco Nacional de Angola.
Informações avulsas e não confirmadas referem que os titulares destas contas no estrangeiro estão a enfrentar dificuldades para movimentarem as mesmas. Os bancos estrangeiros onde estão domiciliadas estas contas estão a exigir provas da origem do dinheiro.
Num dos casos mais flagrantes, fala-se de um caso que envolve Amadeu Mauricio, Ex. Governador do BNA que viu recentemente as suas contas no Citibank com 10 milhões de USD a serem bloqueadas. Segundo Joana Clemente na sua página de facebook, o insólito registou-se com o titular da conta nas instalações daquele Banco em Nova York a gritar desesperadamente “quero o meu dinheiro”.