Politica
Angolanos consideram desemprego e fome como “problemas mais importantes do país”
Os problemas mais importantes que Angola enfrenta e que os cidadãos consideram que devem ser prioridades para o Governo resolver são o desempego e a fome, segundo entrevistados pelo Afrobarometer, em 2022.
Num universo de 1.200 angolanos escutados pela pesquisa, no meio urbano, 19,9% veem o desemprego como o grande problema a ser solucionado. Este número muda no meio rural, sendo a escassez de alimentos, o que mais preocupa 17,6% dos entrevistados.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego no país fixou-se em 30% no terceiro trimestre de 2022, uma redução de 4,1 pontos percentuais face ao período homólogo, com o desemprego duas vezes superior nas zonas urbanas face às rurais.
Liderada pela Ovilongwa – Estudos de Opinião Pública, os dados foram colhidos de uma amostra nacional representativa, aleatória, estratificada e probabilística, sendo a margem de erro de +/- 3
pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. O Institute for Justice and Reconciliation (IJR) garantiu o apoio técnico para a pesquisa de 2022.