Desporto
Angolano Yano assina pelo Al Ahly Trípoli da Líbia
O jogador internacional angolano Yano Belmiro assinou um contrato com o Al Ahly Trípoli, por uma época. O ex-avançado do Petro de Luanda foi oficializado como reforço do campeão líbio.
Yano reforça o ataque do emblema líbio, depois de se ter falhado a contratação de Mabululu Paciência, que era muito desejado pela direcção do Al Ahly Trípoli.
Uma fonte próxima ao jogador informa que Yano terá um salário a rondar os 12 milhões de kwanzas por mês, um valor superior ao que recebia no Petro de Luanda, de 8 milhões de kwanzas, por mês.
Actualmente com 31 anos, Yano Belmiro é o terceiro angolano no futebol líbio, depois da curta passem de Diógenes pelo Al Ahly Benghazi.
O campeonato líbio foi criado em 1963 e disputado desde então no formato de temporadas europeias. Na época seria uma disputa regional, dividindo os clubes em regionais do Leste, do Oeste e do Sul. A primeira edição disputada a nivel nacional foi na temporada 1963/64, com os campeões desses regionais, que eram: Al Ahli (Tripoli, do Oeste), Al Ahli (Benghazi, do Leste) e Hilal Shabba (do Sul, que desistiu).
O Al Ahli de Tripoli venceu as duas partidas por 1×0 e se sagrou o primeiro campeão nacional da Líbia.