Connect with us

Sociedade

Angolano conquista Prémio SADC de Jornalismo 2021

Published

on

Angola conquistou o primeiro lugar do Prémio SADC de Jornalismo 2021, na categoria de Imprensa, com um artigo da autoria do jornalista José Luís Mendoça, intitulado “A síndrome do isolamento cultural entre as nações da África Austral”, segundo anúncio oficial do Secretariado da organização regional, divulgado, nesta terça-feira, 17, em Lilongwe, Malawi, à margem da 41ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo.

A peça de José Luís Mendonça, que obteve 79.5 pontos da avaliação geral, numa escala de 100, foi publicada em 18 de Dezembro de 2020, pelo portal de internet “Nováfrica – Notícias Globais”, legalmente autorizado em Angola.

O tema, reunido em 1645 palavras, debruça-se sobre uma questão fundamental, de promoção da integração regional, numa perspectiva puramente cultural e civilizacional e levanta a problemática do mapa geopolítico da SADC, composto por regiões linguísticas de matriz europeia, que provoca – como diz o próprio autor – “uma crise de comunicação cultural entre os Estados da região”.

A peça aborda o Protocolo de Blantyre (Malawi – Agosto de 2000) e a Carta Africana do Renascimento Cultural (Sudão – Janeiro de 2006) e propõe uma acção de diplomacia cultural, na qual o jornalista angolano defende que “as embaixadas africanas na SADC devem transformar-se em verdadeiros pólos de promoção e intercâmbio cultural”.

Com este feito, José Luís Mendonça será agraciado com um Certificado e com a quantia monetária de dois mil e 500 dólares norte-americanos.

O Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola) apresentou três jornalistas à fase final de avaliação, designadamente, José Luís Mendonça, da província de Luanda, na categoria de Imprensa, Etelvino Domingos, do Cuanza Norte, na de Rádio e Nkula Zau, igualmente do Cuanza-Norte, na de Televisão.

 Fotojornalismo não se fez representar, por nenhuma das peças não ter reunido os requisitos exigidos pelo regulamento do concurso.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *