Connect with us

Destaque

Angola vai contribuir com 10 milhões de dólares para fundo humanitário

Published

on

Malabo

 João Lourenço,  anunciou, nesta sexta-feira, 27,  em Malabo (Guiné Equatorial), que Angola vai contribuir para o fundo de apoio humanitário da União Africana com 10 milhões de dólares  norte-americanos.

O Presidente da República,  fez este anúncio enquanto dirigia as sessões da Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, sobre as Questões Humanitárias e Conferência de Doadores.

No encontro,  foram anunciadas doações voluntárias por parte de diferentes governos de África, países europeus, organismos internacionais e agências multilaterais.

As ajudas publicamente declaradas por vários Chefes de Estado e de Governo, ou outros representantes presentes na cimeira, variaram até  100 mil dólares. Dos doadores africanos, Angola e a África do Sul contribuíram com o montante mais elevado, 10 milhões de dólares cada um.

Dentre os doadores europeus, destaque para a Dinamarca, que doou 19 milhões de euros.

Sessenta e seis (66) milhões de dólares é o total do valor angariado nesta  sexta-feira, 27 em Malabo, Guiné Equatorial, para ajudas humanitárias às populações do continente, vítimas de calamidades naturais e conflitos armados.

O montante estará sob gestão da Agência Humanitária Africana, instituição cujos escritórios funcionam na sede da União Africana, em Adis Ababa, na Etiópia.