Politica
Angola vai continuar a cultivar “sólidas relações com a China” – João Lourenço
O Presidente da República, João Lourenço, enviou uma mensagem este domingo, 01, ao seu homólogo Xi Jinping, parabenizando pelo 74º aniversário da República Popular da China.
“Nesta data de grande significado histórico, quero homenagear a trajectória indubitavelmente exemplar da República Popular da China realizada nas últimas décadas, que consolidou a posição do vosso país como protagonista incontornável da comunidade internacional, empenhado na edificação de uma arquitectura de segurança mundial assente na promoção do progresso comum e do desenvolvimento económico a nível global”, referiu, João Lourenço.
A China é o maior parceiro comercial de Angola, mantendo-se no primeiro lugar da lista dos maiores clientes das exportações de bens angolanos, com destaque para o petróleo. As transacções comerciais entre os dois países atingiram, em 2022, 27,34 mil milhões de dólares.
Na sua mensagem, o Chefe de Estado angolano reiterou o “compromisso da República de Angola em continuar a cultivar sólidas relações de amizade e de solidariedade entre as duas nações, em benefício da concretização dos anseios comuns das nossas populações pela paz, harmonia e o desenvolvimento compartilhado”.
De recordar que desde o início do processo de reconstrução e construção de infra-estruturas de desenvolvimento de Angola, em 2002, a balança comercial entre os dois Estados estava fixada em 150 milhões de dólares.