Connect with us

Economia

“Angola simpatiza com ideia de usar moedas alternativas ao dólar” – Vera Daves

Published

on

A ministra das Finanças, Vera Daves, disse recentemente que Angola simpatiza com a ideia de usar moedas alternativas ao dólar nas transacções de comércio exterior.

A ideia foi defendida pelo actual governo brasileiro, à margem da cimeira de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais do G20, na cidade brasileira de São Paulo.

Vera Daves afirmou que “devemos explorar sim essas avenidas para diversificar. Da mesma forma como se diversifica a economia, também se deve diversificar o portfólio de moedas para ter resiliência”, indicou, citada pela Lusa.

A Ministra das Finanças considerou que a solução estrutural para o problema sobre a escassez de divisas no mercado interno angolano, passa pelo crescimento e diversificação das fontes de renda.

Diversificar a economia, insistiu Vera Daves, ajudaria Angola a ter divisas de outras fontes que não são só o petróleo.

Vera Daves revelou que Angola levou aos debates dos ministros das Finanças do G20 o interesse em atrair empresários do sector agrário e pecuária porque o país africano tem terras produtivas e água, além de contar com vizinhos como a República Democrática do Congo que, segundo ela, tem “muito apetite para comprar produtos alimentares”.

O Brasil, que assumiu a presidência do G20 a 01 de Dezembro de 2023, convidou Portugal, Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura para observadores do G20 em 2024.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Paciência Esperança

    08/03/2024 at 1:48 pm

    Paralém do referido pela senhora ministra das finanças ,situação do domínio de todos angolanos temos a solução emitida de questão os pagamentos dos contratos de empresas nacionais que presta trabalhos as petrolíferas assim como os salários dos nacionais serem pagos em divisas já que essas empresas vendem o petróleo em divisass, nesta senda também podemos incluir os outros recursos minerais como diamante, ouro, no mar o peixe e na terra agricultura, na aviação se deve dar oportunidade pagarem as passagens divisas também, lembre-se quando mais alternativas de entrada de divisas melhor, mantemos as nossas reservas líquidas internacional altas e assim fortificados a economia e a nossa moeda estável. Por outro lado retirar as divisas no mártires, dar emprego, insentivar o investimento nacional, pagar bons salarios ,incentivem empréstimos em empresários sérios e veremos economia circular por si só

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *