Connect with us

Sociedade

Angola registou seis novos casos positivos e os primeiros fora de Luanda

Published

on

Angola registou hoje seis novos casos positivos de covid-19, dos quais três na província do Cuanza Norte, as primeiras infeções fora de Luanda, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda disse que os outros três casos, de transmissão local, estão circunscritos à cerca sanitária do Hoji-Ya-Henda.

O governante disse que os três primeiros casos no Cuanza Norte dizem respeito a dois cidadãos da África Ocidental e a um angolano, que furaram a cerca sanitária de Luanda.

“Em relação à província do Cuanza Norte, estamos a preparar uma equipa multidisciplinar para fazer o acompanhamento no que diz respeito à gestão de casos, sobretudo a vigilância epidemiológica”, disse.

Segundo Franco Mufinda, este processo vai carecer de um estudo do vínculo epidemiológico, que já começou e será complementado pela equipa do Ministério da Saúde, composta por técnicos séniores.

Um dos doentes no Cuanza Norte, informou Franco Mufinda, “inspira cuidados”, por apresentar outras doenças.

Nesta altura, Angola regista um total de 148 casos, dos quais seis óbitos, 64 recuperados e 78 ativos.

Até à data foram recolhidas 15.183 amostras, das quais 148 positivas e 14.433 negativas, encontrando-se em processamento 655.

As transmissões a nível local atingiram já 83 casos, sendo a importação maior de casos da Rússia, com 53%, enquanto Portugal representa 38%.

 

C/ Lusa

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *