Connect with us

Sociedade

Angola regista 110 casos de tráfico de seres humanos desde o início do ano

Published

on

A informação foi avançada, nesta segunda-feira, 17, pela Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste, que confirmou que nos cinco primeiros meses deste ano foram registados cerca de 110 casos de tráfico de seres humanos, sendo que 27% dos casos, os autores foram julgados.

Por outro lado, a Secretária de Estado disse ainda que os casos mais frequentes de tráfico de seres humanos foram registados nas províncias de Luanda, Zaire e Lunda Norte.

Ana Celeste disse ainda que, particularmente em Luanda, tem se constatado com preocupação, nos últimos tempos, alguns focos de adultos organizados que usam crianças para mendicidade, destes casos, segundo a secretária do Estado referiu que três foram ao julgamento, pelo que defendeu que os órgãos de justiça intensifiquem as acções no sentido de combaterem este mal.

“É necessário virar as atenções aos adultos que usam as crianças com fins de obterem lucros, por outro lado, diz também que há casos que tem a ver com exploração infantil em fazendas e empresas de construção civil, assim como meninas e mulheres que estão a ser usadas para exploração sexual”, disse a secretária de Estado”.

Na ocasião, Ana Celeste fez saber que, desde 2014, Angola tem dado passos significativos no sistema nacional de prevenção e protecção a assistências às vítimas e naquilo que é o combate aos autores, com reforços com parcerias com as instituições ligadas ao combate ao tráfico de pessoas.

“O mecanismo nacional de referência de protecção a assistência às vítimas de tráfico de seres humanos é o modelo que Angola irá usar para indicar as formas de actuação nos diferentes envolvidos quando estiverem em contacto com uma possível vítima de tráfico de pessoas”.

Ana Celeste assegura que o programa visa fortalecer acções conjuntas em relação aos actores estatais e as não estatais tendo como objectivo melhorar o sistema de encaminhamento especializado as vítimas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (1)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (87)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (20)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD