Politica
Angola recebe representantes dos parlamentos da CPLP na sessão intercalar de 2026
O Presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Virgílio de Fontes Pereira, anunciou que Angola vai acolher ainda este ano a Assembleia Parlamentar Intercalar da CPLP, evento que decorrerá a meio do mandato actualmente exercido por Moçambique, referente ao período 2025-2027.
Segundo informações divulgadas pelo site da Assembleia Nacional, Virgílio de Fontes Pereira destacou que, apesar da necessidade de regularizar o estatuto jurídico do secretário permanente incluindo a eventual alteração dos estatutos da CPLP e da dependência administrativa e financeira da Assembleia Nacional, estas dificuldades não comprometem o funcionamento normal do secretário permanente. A normalidade é garantida graças ao empenho da Equipa Técnica e à supervisão contínua do Grupo Nacional de Acompanhamento.
O encontro, que será realizado em território angolano, deverá reunir representantes dos parlamentos dos Estados membros da CPLP e marcará o primeiro grande ato do Presidente da Assembleia Nacional, Dão de Almeida, no âmbito da Assembleia Parlamentar da CPLP. A realização da sessão intercalar reforça a presença de Angola na comunidade lusófona e sublinha o papel do país na consolidação do diálogo político e parlamentar entre os Estados membros.