Connect with us

Economia

Angola quer se posicionar como exportador de energia para países da África Austral

Published

on

O Ministério da Energia e Águas assinou esta quinta-feira, em Luanda, um memorando de entendimento com a Gemcorp, com vista à criação em Angola de uma plataforma que vai assegurar a implementação de investimentos no sector da energia.

Este memorando contempla a implementação dos projectos de modernização do Aproveitamento Hidroeléctrico de Capanda e da construção das linhas de transmissão de energia eléctrica até à fronteira com a Namíbia, o que possibilitará posicionar Angola como um exportador de energia para outros países da África Austral.

A assinatura deste memorando de entendimento foi feita pelo Presidente do Conselho de Administração da RNT – Rede Nacional de Transporte de Electricidade, Rui Gourgel, e pelo CEO da Gemcorp Angola, Marcus Weyll. Estiveram igualmente presentes neste acto o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e o Secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos.

Para Marcus Weyll, este é um marco que reforça o compromisso da Gemcorp com o desenvolvimento económico e social de Angola. “Contribuir para a diversificação da economia e para que a água e a energia estejam ao serviço da comunidade e do desenvolvimento do país como um todo, é um dos propósitos da Gemcorp Angola. O memorando de entendimento que agora assinámos é um marco importante para a materialização do nosso compromisso. E é igualmente um sinal inequívoco dos avanços do Governo neste sector, no reforço da capacidade instalada e na criação de oportunidades para novos e relevantes investimentos”, sublinha o CEO da Gemcorp Angola.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *