Economia
Angola quer pagar total da dívida com a China até 2028
O Director da Unidade de Gestão da Dívida, do Ministério das Finanças garantiu em entrevista. à margem das reuniões anuais do grupo Banco Mundial e FMI, que decorrem em Washington, nos Estados Unidos, que o país pode pagar na totalidade 10 mil milhões de dólares da dívida colateral, que tem com a China, dentro de quatro anos, não envolvendo a dívida comercial.
Dorivaldo Teixeira esclareceu que a antecipação dos pagamentos da dívida com a China resulta de um acordo assinado entre os dois países, e que venha a ser compensada na sua totalidade em 2028, criando assim condições para a liberação de recursos que podem ser utilizados para suportar a execução fiscal.
O responsável afirma ser pretensão do Executivo terminar este ano com o stock da dívida abaixo dos 62 mil milhões de dólares, sendo que a dívida no ano de 2022 representava cerca de 72 mil milhões de dólares, e que hoje a perspectiva é terminar o ano com uma redução de cerca de mais de 4 mil milhões de dólares em cada um dos anos.
Por Delgado Teixeira