Politica
Angola promove fórum de investimento mineiro na África do Sul
Arrancou esta segunda-feira, 06, na África do Sul, a Conferência Internacional de Minas, Mining Indaba 2023. Sob o lema “Desbloquear o futuro da mineração de África”, o evento terá também um fórum de investimento mineiro, no dia 7 de Fevereiro, “Dia de Angola”.
Para além das habituais empresas diamantíferas, pela primeira vez Angola participa no evento com empresas mineiras não diamantíferas, nomeadamente a Shining Star Icarus (exploração de cobre), Ozango Minerais (elementos de terras raras no projecto Longonjo), Geosondas (prestadora de serviços para o sector mineiro), HMGranitos (rochas ornamentais) e Minbos (para rocha fosfatada com o objectivo de produzir fertilizantes granulados de fosfatos em Cabinda).
“A adopção deste novo formato visa demonstrar a implementação da estratégia da diversificação da produção de mineiras em Angola”, informou o Director Nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, num comunicado a qual o Correio da Kianda teve acesso.
Sob coordenação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, o país vai apresentar o seu potencial mineiro, “com destaque para os minerais críticos para a transição energética”.