Connect with us

Sociedade

Angola produz três milhões de toneladas de lixo por ano

Published

on

Angola produz 3,5 milhões de toneladas de lixo por ano, refere o Relatório Social de Angola 2016 elaborado pela Universidade Católica de Angola (UCAN).

Segundo o documento, que aponta dados do Ministério do Ambiente, deste número 1,3 milhões, equivalentes a um terço, são produzidos em Luanda, num rácio que se estima entre 75 a 80 gramas por habitante.O documento sublinha que com o ritmo actual de crescimento demográfico, as autoridades admitem um cenário desafiador, ao prever o aumento do volume de produção dos resíduos na capital na ordem de 146 por cento até ao ano de 2025, sendo que a capacidade de recolha e tratamento crescerá desproporcionalmente.

“Considerando que na sequência da crise económica, as verbas para o subsector de saneamento têm sido sistematicamente reduzidas, pode-se dizer que em 2016 o volume de lixo de todos os cidadãos do país foi de longe superior ao que as operadoras conseguiram recolher” realça o estudo.

O relatório faz referência às medidas adoptadas pela província de Luanda para contrapor o problema do lixo, como os “sábados vermelhos” e a campanha de 45 dias liderada por uma comissão nomeada pelo Presidente da República, em 2016. Acrescenta que restantes províncias seguiram o exemplo de Luanda, tendo adoptado modelos participativos de gestão de lixo, com destaque para o Zaire, com o programa “Verde na cidade de Mbanza Congo”, Ondjiva (Cunene), Lobito (Benguela), com um modelo que inclui a participação financeira dos munícipes e empresas; Huambo e Dundo (Lunda Norte) da co-participação física. O relatório tem 303 páginas e está dividido em oito capítulos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *