Connect with us

Politica

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo novo PR da África do Sul

Published

on

Cyril Ramaphosa, o novo Presidente da África do Sul, escolheu hoje como primeiro destino desde que chegou ao poder a 15 de Fevereiro de 2018 a República de Angola, um país com o qual pretende intensificar e aprofundar as relações bilaterais.

Em 2h55 minutos, o estadista sul-africano manteve encontro privado de trabalho com seu homólogo anfitrião, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, e antes de regressar ainda hoje ao seu país vai falar em conferência de imprensa no aeroporto internacional 4 de Fevereiro.

Os dois presidentes não prestaram declarações aos jornalistas, depois da audiência.

Pouco depois da ascensão ao poder de Cyril Ramaphosa em Fevereiro deste ano, João Lourenço manifestou a vontade de na “primeira oportunidade” abordar com o novo chefe de Estado da África do Sul questões fundamentais sobre as relações entre os dois países, para a sua solidificação e intensificação.

Na altura, endereçou mensagem ao novo Presidente da África do Sul, em que manifestou a expectativa de Angola no papel que a nova liderança sul-africana irá desempenhar no quadro dos esforços que os dois Governos levam a cabo, com vista à intensificação e aprofundamento das relações bilaterais.

Cyril Ramaphosa foi eleito, pelo parlamento do país, como novo Presidente da África do Sul, em substituição de Jacob Zuma, após renúncia ao cargo. Elegeu, tal como seu homólogo angolano, como grande prioridade do mandato o combate à corrupção no país.