Connect with us

Politica

Angola prevê recuperar Usd 50 mil milhões em cinco anos

Published

on

Cinquenta mil milhões de dólares é o montante, desviado dos cofres do Estado, que o Executivo angolano prevê recuperar, nos próximos cinco anos, no âmbito do programa de combate à corrupção e a recuperação de activos.

A informação foi avançada esta quarta-feira, em Luanda, pela directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria-Geral da República de Angola, Eduarda Rodrigues, durante a sétima edição do CaféCIPRA, que abordou o tema o “Combate à corrupção e a recuperação de activos”.

Para a magistrada, até ao momento, já foram recuperados cinco mil milhões, 339 milhões e sete mil e 840 dólares, parte em dinheiro e em património.

No âmbito do processo criminal o país apreendeu mais de 12 mil milhões, 930 milhões 780 mil e 169 dólares, sendo que seis  mil milhões, 157 milhões  e 35 mil  dólares foram recuperados no exterior e o restante em Angola.

Eduarda Rodrigues referiu que todos os bens recuperados foram através de entregas voluntárias, no âmbito dos processos judiciais, retidos em diversos países, ainda sem estar na posse efectiva do Estado angolano.

A magistrada lembrou que o processo é difícil e complexo e em alguns casos Angola  terá que fazer acordos de partilha de bens, já que os autores também cometerem crimes de branqueamento de capitais em países onde levaram o dinheiro.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas

© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD