Diversos
Angola prevê criação da Estratégia Nacional de Hidrogénio
O país deverá ter, em breve, a Estratégia Nacional de Hidrogénio de Angola, a ser criada no âmbito da consolidação da parceria estratégica em energia sustentável, com a Alemanha.
A garantia foi dada esta quarta-feira, em Luanda, durante a Conferência sobre a Parceria Energética entre Angola e Alemanha, realizada pelo Gabinete Alemão-Angolano de Hidrogénio (H2-diplo) no quadro da visita do Presidente daquele país do primeiro mundo a Angola, Frank-Walter Steinmeier, reforçando assim a cooperação bilateral no domínio da energia sustentável e da transição energética.
A conferência teve como principal objectivo o fortalecimento da parceria estratégica energética entre os dois países, alinhada com o lema “Impulsionando o futuro industrial através da energia e da descarbonização”.
O destaque durante o fórum foi o anúncio de um “Baseline Study”, de relevância estratégica, que servirá como ponto de partida para a criação da Estratégia Nacional de Hidrogénio de Angola.
Segundo Vandre Spellmeier, do Gabinete Alemão-Angolano de Hidrogénio (H2-diplo), “a parceria energética entre Angola e a Alemanha, agora reforçada pelo financiamento do ‘Baseline Study’ pelo programa H2-Diplo, é um passo estratégico para transformar Angola num actor fundamental de energia limpa e de hidrogénio verde, impulsionando a industrialização sustentável e o acesso a novos mercados financeiros internacionais.”
Com esta Conferência, Angola e Alemanha aprofundaram o compromisso conjunto no sector energético, promovendo investimentos em fontes sustentáveis e contribuindo para a diversificação económica e a descarbonização.
O evento contou com participações de alto nível, incluindo o Secretário de Estado da Energia, Arlindo Carlos, o Secretário de Estado do Ministério Federal Alemão da Economia e Energia, Thomas Steffen, além de representantes de ministérios e empresas do sector.
