Connect with us

Economia

Angola pretende aderir à plataforma suíça para buscar apoio na execução das parcerias público privadas

Published

on

A informação foi avançada pelo Secretário de Estado para o Planeamento, Nilton Reis, que fez saber que as diligências estão a ser feitas junto da fundação Suíça sem fins lucrativos, denominada Sustainable Infrastructure Foundation (SIF), sediada em Genebra e financiada por bancos multilaterais de desenvolvimento, para adesão à Plataforma.

Para Nilton Reis, entre as vantagens da adesão constam, entre outras, a disponibilização de ferramentas operacionais necessárias para a preparação dos projectos de infraestruturas, baseadas em padrões internacionais e a ligação entre os diversos stakeholders, como departamentos ministeriais, Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e Investidores, para os parceiros.

O governante disse ainda que “a plataforma abrange os diversos aspectos do projecto de investimento público e das parcerias publico-privadas, nos domínios da governação, técnica, económico, jurídico, financeiro, ambiental e social, orientados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Caso Angola seja integrada poderá beneficiar-se das inúmeras vantagens como a Redução dos custos de preparação e implementação do projecto, a Promoção de transparência e consistência ao longo do ciclo do projecto.

A Source é uma plataforma de preparação de Projectos de Investimento Público, quer na modalidade convencional quer na modalidade de Parceria Público-Privada. Opera em dois níveis Preparação e gestão de Projectos, através de um Software próprio e na Disponibilização global do projecto, tendo em consideração os aspectos que visam o desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável e de qualidade.