Connect with us

Politica

Angola presente no fórum económico e social da ONU

Published

on

Angola participa, a partir desde esta quinta-feira, 14, no fórum do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), para avaliar as políticas globais de recuperação do impacto negativo da pandemia da Covid-19 sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), face a Agenda 2030.

Os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) estão reunidos deste o dia 5 até 18 do corrente mês, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, com obectivo de procurar soluções para equilibrar o alívio de crises de curto prazo, com análise, planeamento e pensamento de longo prazo.

O fórum político de alto nível do Ecosoc é um espaço para a discussão, ao nível ministerial, sobre a melhor forma de desenvolver abordagens políticas voltadas para o futuro.

Neste sentido, o fórum pretende reconstruir e colocar o mundo de volta aos trilhos, visando a implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, enquanto se avança com um multilateralismo mais inclusivo e em rede.

Os debates oferecem oportunidades para intervenções de ministros e outros representantes dos Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas, organizações intergovernamentais e outras organizações internacionais e regionais, bem como da sociedade civil.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Angola participa com uma delegação chefiada pelo secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

O seguimento desta reunião, na próxima segunda-feira (dia 18), está reservada a apresentações dos relatórios do Secretário-Geral, sobre os cenários e impacto de longo prazo das tendências actuais dos ODS.

O Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável foi estabelecido em 2012, como uma plataforma central das Nações Unidas para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a nível global.

Colunistas