Ligar-se a nós

Politica

Angola pode ajudar Namíbia com experiência na prospecção de petróleo – especialista

Publicado

em

“A visita do Presidente da Namíbia a Angola é de extrema importância por ser dos primeiros, se não o primeiro país a ser visitado por Nangolo Bumba”, disse ao Correio da Kianda, o economista Lopes Paulo.

Para o especialista, representa também “uma forma de agradecimento da presença do presidente angolano nas exéquias do estadista namibiano enquanto líder da SADC e o papel importante que João Lourenço tem a desempenhar, não só na região dos Grandes Lagos, mas a nível da União Africana enquanto Campeão da Paz”.

Já no sector económico, Lopes Paulo diz esperar-se um capítulo substancial tendo em vista a descoberta e prospecção do petróleo na Namíbia. “Espera-se que Angola contribua com a sua experiência técnica, o que trará benefícios para os dois países”.

Nangolo Mbumba chegou na segunda-feira, 04, a Luanda, para uma visita de trabalho de 48 horas. Para além do encontro no Palácio Presidencial com o seu homólogo angolano, João Lourenço, o Chefe de Estado namibiano visitou a Fábrica Karam Industrial LTD,  localizada no Pólo Industrial de Viana,  que produz material de cobre, alumínio, aço e PVC com destaque para a produção de cabos eléctricos de baixa e média tensão que têm sido exportados para o país vizinho.

A cooperação entre Angola e Namíbia ocorre nos sectores da Defesa e Segurança, Transportes, Energia e Água, Saúde, Petróleo, Turismo, Pescas, Agricultura, Finanças, Geologia e Minas, entre outros, quer a nível bilateral, quer no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

De recordar, que Nangolo Mbumba tornou-se Presidente da República daquele país vizinho, em 4 de Fevereiro último, na sequência do passamento físico de Hage Geingob na mesma data.

Com Jaime Palanca e Queirós Chiluvia 

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD