Economia
Angola planeia sair da lista cinzenta do GAFI até Dezembro, garante BNA
O Executivo angolano está a criar estratégias para retirar o país da Lista Cinza do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).
O Vice-Governador do Banco Nacional de Angola, Domingos Pedro, disse que Angola está empenhada em implementar acções que visam fazer sair o país da lista cinza do Grupo de Acção Financeira Internacional GAFI.
A garantia foi feita nesta quarta-feira, 26, à margem do encontro Bienal da Cúpula dos Bancos Centrais da SADC, que está a acontecer em Benguela, de 26 à 28 do mês em curso.
“Angola está a fazer um trabalho, existe um comité multilateral que endereça estas questões, que foram levantadas pelo GAFI, existe um plano de acção e neste momento estamos a implementar as acções constantes desse plano, a nível do Banco Nacional de Angola, são cinco questões que se colocaram a nível do GAFI e que nos devemos corrigir no sistema financeiro e essas ações já estão a ser corrigidas, e a nossa meta é tão ambiciosa que até ao final do ano pelo menos naqueles aspetos que dependem do Banco Nacional de Angola, vamos colmatar todas estas questões”, ressaltou.
O responsável adiantou também que “as questões têm a ver com a melhor identificação dos beneficiários das transações financeiras, a vigilância que temos de reforçar sobre as práticas de branqueamento de capitais, e poder penalizar na medida das penas que são cometidas”.
Entretanto, o Gestor avisa que doravante, os que cometerem vão ser sancionados de acordo aos actos lesivos que causarem ao Estado angolano.
“Doravante vamos ser implacáveis, aqueles que prevaricarem vão de fato assumir as suas responsabilidades na medida dos actos lesivos que cometerem”, avançou.
Angola integra desde 2024 a lista cinzenta, onde constam também a África do Sul, República Democrática do Congo, Moçambique e Tanzânia, todos da região da SADC.
O referido encontro acontece duas vezes por ano e, neste momento, está a ser presidido pela Zâmbia.