Ligar-se a nós

Sociedade

Angola perde quase mil hectares de florestas por dia

Publicado

em

Angola perdeu nos últimos 10 anos 925 hectares de florestas por dia, de acordo com um estudo sobre Direitos Ambientais e Direitos Humanos, produzido pelo Mosaico – Instituto para a Cidadania.

No total, o país perdeu 332.982 hectares de florestas, por ano, figurando desta forma na lista mundial como o 4º país com maior perda anual líquida de floresta.

A taxa anual de perda florestal, de 332.982, representa, em termos de cálculos, 27.749 hectares/mês, 925 hectares/dia”.

O estudo foi realizado nos municípios do Moxico, Bundas e Menongue, e destaca a condição de vulnerabilidade nestes contextos sob a perspectiva da violação de Direitos Humanos, provocada pelas questões ambientais.

Outra constatação deste estudo é a ausência de uma voz activa das comunidades para reivindicarem e defenderem os seus direitos ou informação suficiente para participarem conscientemente na tomada de decisões, o que poderia resultar num maior envolvimento das comunidades na gestão dos recursos naturais.

Este estudo foi ainda concebido para apoiar o trabalho de formação, capacitação e empoderamento das comunidades mais expostas aos riscos e possíveis desastres ambientais (consequências da indústria extractiva, poluição, desflorestação massiva,
etc.), e para servir de base a uma advocacia forte, para proteger e respeitar os Direitos do Ambiente em Angola.

Júlio Candeeiro, diretor Geral do Mosaiko relembrou a frase de campanha do projecto USAKI: “Defender o meio ambiente é lutar pelos Direitos Humanos”, para realçar que “cada pessoa, a seu nível, tem obrigação de se envolver nesta luta, para o bem-comum. Lutamos, em conjunto, pelo Direito ao Ambiente ou desaparecemos enquanto espécie”, disse.

O Estudo sobre Direitos Ambientais e Direitos Humanos, em Angola foi realizado no âmbito do projeto USAKI: Somos Ambiente e tem o apoio financeiro da União Europeia e o co-financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD