Connect with us

Desporto

Angola participa pela primeira vez no Campeonato Mundial de MMA

Published

on

O próximo Campeonato do Mundo em Belgrado, na Sérvia, será a primeira vez que Angola participa no Campeonato Mundial de MMA, realizado pela Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF, da sigla em inglês). Vários atletas angolanos, que competiram no Campeonato Africano de 2022, devem participar, incluindo Elisio Zua e Stanislau Kakesse Wezy.

De recordar que Zua foi um dos destaques da competição, vencendo duas lutas em três dias e levando o ouro. Zua competirá na divisão Middleweight, onde poderá enfrentar nomes como o medalhista de ouro do Mundial de 2021, Fergus Jenkins, e o medalhista de ouro pan-americano Anthony Orozco.

Por sua vez, Wezy causou impacto em sua primeira aparição na IMMAF, derrotando o prospecto sul-africano Zhane Tannous na final, para vingar a perda de seu companheiro de equipa no dia anterior.

Dois atletas estarão no Super Pesado, e com apenas seis inscritos na divisão, “as chances estão a seu favor para garantir um lugar no pódio”, diz o comunicado enviado ao Correio da Kianda.

A IMMAF é a instituição internacional responsável pelo MMA amador no mundo. Promove campeonatos mundiais amadores de MMA, com um sistema de regras modificado. Actualmente, a federação procura fazer o MMA e a IMMAF como um desporto reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional e como desporto olímpico em 2028.

Trajectória

2022 foi um ano de destaque para a Federação Angolana de MMA (FAMMA), uma vez que teve a sua estreia na IMMAF, depois de se tornar membro em 2021.

O Campeonato Africano de 2022 marcou a primeira aparição da federação na plataforma IMMAF. Uma equipa formada por quinze atletas viajou para a competição e terminou em segundo lugar no quadro de medalhas, arrecadando treze medalhas no total.

No lado juvenil, a FAMMA fez uma aparição no Campeonato Mundial Juvenil de 2022, em Abu Dhabi, e tem actuado no desenvolvimento do desporto nacionalmente, realizando cursos de treinamento liderados por Andrew Moshanov, para preparar a próxima leva de treinadores.

“Após um ano tão activo e positivo para a federação, a FAMMA buscará aproveitar o momento e causar impacto no próximo Campeonato Mundial”, diz o comunicado enviado ao Correio da Kianda.

Veja abaixo a equipa provisória que vai representar Angola no Campeonato do Mundo, na Sérvia. 

Junior Entries

Nkunga Mbilanzambi Vacanda – Flyweight 56.7 kg (125 lbs)
Kalody Jorge – Featherweight 65.8 kg (145 lbs)
Tulunda Daniel – Lightweight 70.3 kg (155 lbs)  

Senior Entries

Georges Fortunatu – Flyweight 56.7 kg (125 lbs)
Maurio Silva – Flyweight 56.7 kg (125 lbs)
Marculino Fernando Diogo – Bantamweight 61.2 kg (135 lbs)
Pedro Calembela – Featherweight 65.8 kg (145 lbs)
Luan Chaka – Lightweight 70.3 kg (155 lbs)
Joveth Santana – Welterweight 77.1 kg (170 lbs)
Elisio Zua – Middleweight 83.9 kg (185 lbs)
Mario Stefan – Light Heavyweight 93 kg (205 lbs)
Stanislau Kakesse Wezy – Light Heavyweight 93 kg (205 lbs)
Garcia Pinto Kinkela – Heavyweight 120.2 kg (265 lbs)
Martinho Macuva – Heavyweight 120.2 kg (265 lbs)
Helder Kennedy Daniel Manuel – Super Heavyweight (+120.2kg)
Jose Txambunga – Super Heavyweight (+120.2kg)

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

  1. Danguelenguendja

    06/02/2023 at 5:43 pm

    Que tal o Demarte Pena? nao esta na lista.

  2. Manuel

    25/09/2023 at 12:13 am

    Quero fazer parte do terceiro mundial de MMA juvenil

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *