Connect with us

Economia

Angola participa no Fórum de Paris e Cimeira sobre Novo Pacto Financeiro Global

Published

on

A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, encontra-se em Paris, a chefiar uma delegação interministerial angolana, a participar de dois eventos de alto-nível ligados ao sistema financeiro internacional.

De acordo com uma nota daquele departamento ministerial, Vera Daves de Sousa participou nesta quarta-feira, 21 de Junho, na sede do Clube de Paris, de um fórum sobre alta finança, estando prevista a sua intervenção na mesa-redonda de encerramento onde será abordada “A evolução do panorama da dívida soberana nos últimos 10 anos: os pontos de vista das testemunhas seniores”.

Fazem parte do painel o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, a Secretária-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCD), Rebeca Grynspan, o Vice-presidente do Citi-group, Jay Collins, e o Consultor sénior, Brad Setser.

Hoje e amanhã, a Ministra das Finanças, em representação do Presidente da República, João Lourenço, participa na Cúpula Presidencial Francesa sobre o Novo Pacto Financeiro Global, cujas discussões irão concentrar-se em questões relacionadas às dívidas soberanas, como ponto de partida para discussões mais amplas sobre os desafios do financiamento global.

O evento vai contar com a presença de alguns Chefes de Estado, Ministros, representantes de credores e mutuários oficiais, instituições multilaterais, sector privado, assim como académicos e líderes de Organizações Não Governamentais.

Integram a delegação angolana a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen dos Santos, os Secretários de Estado do Planeamento e da Agricultura, Milton Reis e João Cunha respectivamente, bem como os directores da Unidade de Gestão da Dívida Pública e o Director do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais, Dorivaldo Teixeira e Patrício Neto, respectivamente.

No quadro da conferência, a delegação angolana vai participar em diversos fóruns de discussão técnica e manter encontros bilaterais com diversas entidades, com destaque para o Sub-secretário para as Relações Internacionais do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América (Jay Shambaugh), com o Vice-Presidente do Banco Mundialização