Connect with us

Mundo

Angola participa na Cimeira sobre Transformação da Educação

Published

on

Angola participa, desde sexta-feira,16, na Cimeira sobre a Transformação da Educação que decorre na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA).

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Secretário-Geral da ONU e da Directora Geral da UNESCO, destinada a oferecer uma oportunidade única para elevar a educação ao topo da agenda política global, mobilizar acção, ambição, solidariedade e soluções para recuperar as perdas de aprendizado relacionadas à pandemia e lançar as bases para transformar a educação num mundo em rápida mudança.

A intenção, de acordo com a Agência Angola Press, é levar os Estados Membros a repensarem e reinventarem os conceitos e teorias sobre os sistemas de educação presente e futuro ao nível internacional, no âmbito dos esforços de implementação das metas e objectivos número 4 da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável-alcançar uma educação de qualidade ao nível Nacional até 2030.

O evento, que acontece num contexto de uma crise crescente na educação em todo o mundo, dará seguimento ao relatório do Secretário-Geral intitulado “Nossa Agenda Comum”, buscando gerar maior compromisso político com a educação como um bem público.

O programa inclui três momentos: o da Mobilização, evento liderado e organizado por jovens, para transmitir as recomendações colectivas sobre a transformação da educação para os tomadores de decisão e formuladores de políticas.

O encontro, que conta com a participação da Secretária-Geral Adjunta da ONU, Amina Mohamed, e o Presidente da 77ª sessão da Assembleia Geral, Csaba Kőrösi, foi marcado por painéis de diálogos intergeracionais sobre como ultrapassar os desafios que os actores do processo de ensino aprendizagem enfrentam em diferentes partes do globo.

No sábado, 17, designado o Dia das Soluções, foi fornecida uma plataforma para os parceiros mobilizarem apoio para lançar ou ampliar iniciativas relacionadas às trilhas de Acção Temática da Cimeira.

O momento mais alto da Cimeira será o Dia dos Líderes, na segunda-feira,19, reservado à apresentação de Declarações Nacionais de Compromisso dos Chefes de Estado e de Governo, realização de Mesas Redondas e sessões temáticas com enfoque para as prioridades transversais visando a transformação da educação.

No Dia dos líderes, será também apresentada uma Declaração da juventude e a Visão do Secretário-Geral da ONU para transformar a Educação.

A transformação da Educação deverá incidir sobre cinco áreas temáticas, nomeadamente: escolas inclusivas, seguras e ambiente saudável, formação profissional dos docentes, aquisição de conhecimentos para vida, trabalho e o desenvolvimento sustentável, ensino digital e as transformações e financiamento da Educação.

A delegação chefiada pela Representante Permanente da Missão da República de Angola junto da ONU em Nova Iorque, Maria de Jesus Ferreira, integra a Delegada Permanente da República de Angola junto dos Escritórios da Unesco em Paris, Ana Maria de Oliveira, o Embaixador João Gimolieca, quadros dos ministérios da Educação e do Ensino Superior e representantes da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO.

A Cimeira sobre a Transformação da Educação é uma das reuniões de Alto Nível convocadas pelo Secretário-Geral António Guterres, à margem do Debate Geral da 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU, a ter lugar de 20 a 26 de Setembro.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *