Connect with us

Politica

Angola participa em reunião da UNEP na Tailândia

Published

on

De 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2023, decorre em Bangkok, capital da Tailândia, a reunião do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), convocada para abordar questões relacionadas com a ciência e políticas para a gestão dos químicos, resíduos e plásticos, a fim de prevenir a poluição a nível mundial.

O país está representado na reunião pelo Embaixador de Angola no Quénia, engenheiro Sianga Abílio, na qualidade de Representante Permanente da República de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi.

“Considerando a resolução histórica sobre combate contra a poluição plástica, aprovada na quinta sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA-5.2), realizada em Fevereiro de 2022 em Nairobi, os participantes ao evento de Bangkok estão a ser sensibilizados para a necessidade de um Acordo jurídico internacional que vincule todos os Estados-Membros”, diz o comunicado enviado ao Correio da Kianda.

Segundo estimativa de cientistas, 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos todos os anos, provocando danos à Economia Azul.

A reunião da UNEP, que também está a debater a questão dos químicos poluentes, conta com a participação de delegações de 112 países, integrando políticos, cientistas e peritos.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.