Connect with us

Politica

Bruxelas: Angola participa da reunião do Conselho de ministros da OEACP

Published

on

Começou em Bruxelas, hoje, capital do reino da Bélgica, a centésima décima quinta Sessão do Conselho de Ministros da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacifico (OEACP), da qual Angola participa com uma Delegação chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Até terca-feira, 29, os ministros dos países membros vão de entre outros assuntos, analisar, o estado de preparação da Décima Cimeira da organização a decorrer em Luanda.

A nova parceria OEACP – União Europeia, o estado de implementação do acordo de Georgetown revisto, bem como a questão relacionada com o exercício financeiro 2023 para o funcionamento do secretariado da Organização, são temas desta reunião.

Os trabalhos estão a ser dirigidos por Amery Browne, Ministro dos Negócios Estrangeiros da CARICOM da República de Trindade e Tobago, na qualidade de Presidente do Conselho de Ministros.

O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, mostrou-se preocupado com a questão das contribuições por parte dos Estados membros da OEACP.

O chefe da diplomacia angolana falou ainda do impacto que a pandemia da Covid -19 causou aos Estados membros, e lembrou que em muitos casos é em tempos de crise, que encontramos novas narrativas.

O diplomata angolano chamou a atenção para o potencial de recursos dos 79 Estados membros.

Lembrou entretanto que apesar da conjuntura internacional com a crise da guerra na Ucrania, a OEACP não pode ficar a margem dos conflitos que afectam alguns paises dos estados membros.

Sobre o novo acordo de parceria OEACP – União Europeia, o ministro Téte António espera que de facto, haja um crescimento qualitativo.

Fazem parte da delegação angolana, o Embaixador, Júlio Maiato, Director Europa do MIREX, Mário de Azevedo Constantino, Embaixador acreditado na Bélgica e o Embaixador Alves Primo membro da comissão organizadora da cimeira de Luanda da OEACP.