Connect with us

Politica

Angola participa da Conferência da ONU sobre Água

Published

on

Angola vai participar, de 22 a 24 do corrente mês de Março, da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre a Água, a decorrer nos Estados Unidos da América.

“Acelerando acção rumo ao futuro sustentável” é o tema do encontro. Por Angola, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, chefia uma delegação que está a caminho de Nova Iorque.

A Conferência das Nações Unidas sobre a Água é um encontro de alto nível que reúne líderes políticos e especialistas de vários países que vão discutir as melhores soluções para uma melhor gestão dos recursos hídricos e para uma garantia de acesso a água pelas diversas variadas comunidades.

Na cidade de Nova Iorque, o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, tem agendados encontros diversos e uma intervenção, em representação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no Fórum Internacional Sobre a Água, cuja abordagem tem como base o tema “Liderança em Água: Unidos para um mundo sustentável”.

Altos quadros dos Órgão Auxiliares da Vice-Presidente da República de Angola, assim como do Ministério da Energia e Águias e de outros organismos que integram o Conselho Nacional de Águas, integram a delegação angolana ao evento.

De acordo com o programa do evento, seis plenárias e momentos de diálogos interactivos estão previstos, onde serão abordados diversos temas como a água para o desenvolvimento sustentável: Valorização da água, o nexo água – energia alimentar e o desenvolvimento económico e urbano sustentável; Colaboração radical para a resiliência hídrica: Acção com os nossos aliados na crise climática, Água para o Clima, resiliência e ambiente: Fonte para o mar, biodiversidade, clima, resiliência e redução de riscos de catástrofes; A Economia da água: Transformando a governação para garantir um futuro sustentável, justo e próspero, entre outros.

Além do ministro João Baptista Borges, que vai intervir em representação do Chefe de Estado João Lourenço, estão igualmente previstas intervenções, da delegação angolana ao evento, do Director Geral do INRH, Narciso Augusto Ambrósio, da Primeira Secretária da Direcção dos Assuntos Multilaterais do MIREX, Carla Barata, do director do Gabhic e do Consultor Pedro Canjimbo, do MINEA entre outros quadros do aparelho governativo angolano.

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges vai participar de uma mesa redonda convocada pelo Banco Mundial em parceria com a Sanitation and Water All (SWA), subordinada ao tema “Alcançar o ODS 6 na África Oriental e Austral: Um apelo à mudança de sistema”. Esta mesa redonda vai realizar-se no dia 23 de Março de 2023, as 07h da manhã.

Este evento, de acordo ainda com a organização, visa a construção de uma visão partilhada e um plano de Acção para alcançar o acesso universal aos serviços de água e saneamento com segurança, com foco na África Oriental e Austral.

O governante angolano vai igualmente ser recebido em duas audiências em separado, a pedido, a primeira, solicitada pela Directora Regional do Banco Mundial para África Este, Soma Ghosh, onde o tema do encontro será, as 15h30, do dia 23, a prática da Água.

Uma hora depois, tal como espelha o programa em posse do Correio da Kianda, João Baptista Borges vai ter a segunda audiência, desta vez para receber o CEO e Fundador de um grupo empresarial britânico, Jacob Bossaer, a pedido do embaixador da Bélgica em Angola.