Connect with us

Politica

Angola lapida apenas 3% dos diamantes brutos produzidos

Published

on

Angola lapida três por cento dos diamantes brutos produzidos, enquanto os 97 por cento ainda são lapidados em países como a Índia, disse quarta-feira, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sodiam, Eugénio Bravo da Rosa.

De acordo com o gestor, o número está muito a quem da meta estabelecida de 20%, mas que pode ser ultrapassada com investimentos em formação técnica e científica.

“Estão em curso ciclos de formações no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, Lunda Sul, com vista a permitir a consolidação de tal desiderato”, asseverou Eugénio Bravo da Rosa, quando falava à imprensa na apresentação da 1ª Primeira Conferência Internacional de Diamantes de Angola (AIDC).

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Endiama, José Ganga Júnior, considerou imprescindível a capacitação do capital humano, com conhecimentos técnicos científico, para que os visados prestem um serviço de excelência.

Desde a criação da Endiama, vários projectos concebidos permitiram a geração de 20 mil postos de trabalho, contra os 12 mil existentes anteriormente.

No entanto, o responsável demonstra não estar satisfeito com os números, tendo em conta que muito ainda tem de ser feito para a garantia da melhoria de vida das populações, com realce para as que habitam nas zonas onde são produzidos os diamantes.

A 1ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola (AIDC), a ser realizada no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, Lunda Sul, decorrerá de 25 a 27 do corrente mês.

O evento promoverá cada vez mais, entre outros objectivos, o diamante angolano, por ser o mineral estratégico para diversificação da economia nacional.

Por Angop 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (30)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania