Economia

Angola investe 124,6 milhões USD para gerar mais de 37 mil empregos juvenis até 2029

Publicado

em

O Governo angolano lançou, esta segunda-feira, 6, o “Projecto Crescer”, uma iniciativa orçada em 124,6 milhões de dólares, destinada à criação de mais de 37 mil empregos diretos e 112 mil indiretos para jovens entre os 15 e os 35 anos.

O projecto é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pela União Europeia (UE) e será implementado entre 2025 e 2029 em 11 províncias do país.

Mais do que gerar postos de trabalho, o projecto procura estimular o empreendedorismo, desenvolver competências digitais e fortalecer o tecido das micro, pequenas e médias empresas (MPME), sobretudo nos sectores da agricultura, aquicultura, transportes e energias renováveis.

Segundo o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, o “Projecto Crescer” “surge com o objectivo de promover o emprego digno para a juventude angolana, assegurando a igualdade do género e priorizando o empreendedorismo”. O governante destacou ainda que o programa “reforça a sinergia entre o Estado, o sector privado e as parcerias multilaterais”.

Com um investimento conjunto do Governo angolano (29 milhões USD), BAD (79 milhões USD) e UE (16 milhões USD), a iniciativa prevê ainda a criação de 97 startups, o apoio a 385 MPME e a injeção de até 15 milhões de dólares para financiar pequenos negócios.

A embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, elogiou o esforço do Executivo angolano e anunciou o lançamento, em 2026, de um novo programa de apoio ao ensino técnico e à formação profissional, reforçando a aposta na capacitação do capital humano.

O “Projecto Crescer” será implementado em Luanda, Huíla, Huambo, Benguela, Cabinda, Cuanza Sul, Bié, Malanje, Icolo e Bengo, Moxico e Moxico Leste, selecionadas com base em critérios ligados ao potencial produtivo e à presença de instituições de formação e incubação empresarial.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version