Connect with us

Reportagem

Angola importa quinhentas mil toneladas de arroz por ano e produz menos de 40

Published

on

O Ministro da Agricultura revelou hoje, em Luanda, que Angola importa anualmente quinhentas mil toneladas de arroz por ano, e produz, menos de 40 mil. Disse ainda o responsável do sector agrícola em Angola, que toda logística para agricultura no país, é importada.

A informação foi prestada nesta segunda-feira, 20, num encontro em que o ministro António Francisco de Assis e seus auxiliares, tiveram com um grupo de jornalistas nacionais e estrangeiros, onde  apresentou o balanço das acções e perspectivas para produção do sector agropecuário.

No encontro, que serviu também para apresentar os resultados da campanha agrícola 2021, 2022, o ministro da Agricultura informou que Angola importa anualmente quinhentas mil toneladas de arroz por ano, e produz menos de 4o mil toneladas, adiantando, por outro lado, que actualmente o arroz tornou-se no alimento preferível dos angolanos.

Para colmatar a problemática da importação, disse ainda o ministro que o Executivo trabalha para que se reduza este volume de importação.

“Estamos a desenvolver este plano que começou com a abertura da campanha agrícola”, disse o ministro, apelando aos produtores nacionais, que apostem na produção do arroz.

Fez saber, por outro lado, que o Ministério da Agricultura não importa fertilizantes e, que todos os fertilizantes usados na agricultura em Angola, são comprados pelo Governo aos importadores nacionais.

Colunistas