Connect with us

Economia

Angola gasta quase USD 100 milhões mensalmente com importação de viaturas

Published

on

O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, que discursa na tarde desta quinta-feira, 24, na 15.ª Cimeira dos BRICS, em representação do Presidente da República, João Lourenço, disse que Angola gasta todos os meses cerca de cem milhões de dólares com importação de viaturas.

José de Lima Massano fez este anúncio, a margem de uma visita que efectuou à feira do BRICS, em Joanesburgo, Capital da África do Sul, país onde decorre a reunião de países de mercados  emergentes.

O governante, que falava para a Rádio Nacional de Angola no final da visita, diz ser necessário que o quadro seja invertido, que o país não pode apenas importar viatura. Entende, o Ministro, ser necessário possuir serviços para manutenção destas viaturas.

“Importamos por mês, qualquer coisa como cem milhões de dólares em viaturas, e um mercado nesta magnitude, já tem que nos fazer pensar um pouco mais além. O país não pode apenas importar viaturas, tem que ter serviços para estas viaturas, os equipamentos e os acessórios”, disse, o Governante angolano, acrescentando, por outro lado, que o sector automóvel é uma das prioridades para o reforço da cooperação com a África do Sul.

“A África do Sul conseguiu desenvolver um caminho muito interessante neste sector, temos que com eles aprender, e mais do que vimos, também podemos dizer que constam das nossas prioridades”, concluiu o governante.