Conecte-se agora

Politica

Angola encerra quatro embaixadas

Redação

Publicados

on

angola encerra quatro embaixadas - PoliticaMirex - Angola encerra quatro embaixadas

O início do processo de reestruturação do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) constituiu uma das principais acções deste sector, em 2018. Com essa acção, foram encerradas a Missão de Angola junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das embaixadas no México, na Grécia e no Canadá.

A ideia é centralizar as representações regionais numa única embaixada e reduzir avultados gastos com o funcionamento das missões diplomáticas.
No total, o Estado angolano prevê encerrar nove embaixadas e 18 consulados,  para poupar cerca de 54 milhões de euros em despesas.

A par da reestruturação do MIREX, o ano ficou marcado pela realização do VII conselho consultivo do departamento ministerial, de 10 a 11 de Setembro.
Uma das principais resoluções do encontro foi a aposta na diplomacia económica, que tem como pano de fundo a captação de investimento estrangeiro.
Trata-se de investimentos que contribuirão para a diversificação e desenvolvimento da economia nacional,tendo como objectivo estratégico a industrialização do país.

As iniciativas da diplomacia angolana estenderam-se à geopolítica e à cobertura regional, tendo como foco a boa imagem do país no Mundo e o seu papel pacifista.

Foi assim na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), União Africana (UA) e nas organizações supra africanas.
Mereceu também destaque, em 2018, a supressão de vistos em passaportes ordinários com Cabo Verde, África do Sul, Moçambique, Botswana, Ilhas Maurícias, Seychelles, Zimbabwe e Singapura, para turistas.

A diplomacia empenhou-se na simplificação dos procedimentos para concessão de vistos a 35 países.

 

Fonte: Jornal de Angola

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (240)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (15)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (60)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação