" />
Conecte-se agora

Politica

Angola encerra quatro embaixadas

Redação

Publicados

on

- PoliticaMirex - Angola encerra quatro embaixadas

O início do processo de reestruturação do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) constituiu uma das principais acções deste sector, em 2018. Com essa acção, foram encerradas a Missão de Angola junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das embaixadas no México, na Grécia e no Canadá.

A ideia é centralizar as representações regionais numa única embaixada e reduzir avultados gastos com o funcionamento das missões diplomáticas.
No total, o Estado angolano prevê encerrar nove embaixadas e 18 consulados,  para poupar cerca de 54 milhões de euros em despesas.

A par da reestruturação do MIREX, o ano ficou marcado pela realização do VII conselho consultivo do departamento ministerial, de 10 a 11 de Setembro.
Uma das principais resoluções do encontro foi a aposta na diplomacia económica, que tem como pano de fundo a captação de investimento estrangeiro.
Trata-se de investimentos que contribuirão para a diversificação e desenvolvimento da economia nacional,tendo como objectivo estratégico a industrialização do país.

As iniciativas da diplomacia angolana estenderam-se à geopolítica e à cobertura regional, tendo como foco a boa imagem do país no Mundo e o seu papel pacifista.

Foi assim na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), União Africana (UA) e nas organizações supra africanas.
Mereceu também destaque, em 2018, a supressão de vistos em passaportes ordinários com Cabo Verde, África do Sul, Moçambique, Botswana, Ilhas Maurícias, Seychelles, Zimbabwe e Singapura, para turistas.

A diplomacia empenhou-se na simplificação dos procedimentos para concessão de vistos a 35 países.

 

Fonte: Jornal de Angola

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (167)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (8)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (10)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (41)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação