Connect with us

Economia

Angola encaixou mais de USD oito mil milhões com venda de petróleo no último trimestre

Published

on

O secretário de Estado para o Petróleo e Gás disse esta quarta-feira, 24, que um total de 103,1 milhões de Barris de Petróleo Bruto foram exportados por Angola, no quarto trimestre de 2023, num valor de 8,63 mil milhões de dólares.

“A China foi o principal destino das exportações do petróleo bruto angolano, com 52,82%, seguido da Espanha com 8,49%, Holanda e Índia com 6,63% e 6,49%, respectivamente”, disse José Barroso, na cerimónia de apresentação das realizações do 4º trimestre do mercado de Petróleo Bruto.

O gestor acrescentou, igualmente, que “os dados preliminares de 2023 mostram um total de 386,42 milhões barris de petróleo bruto exportados, um preço médio ponderado de 81,3 USD/BBL, que correspondem a um valor bruto de aproximadamente 31,4 mil milhões de dólares, sendo a China o principal destino das exportações do ano, com cerca de 57%”.

Informou ainda que impactaram positivamente na estabilização do preço no mercado internacional, a extensão dos cortes de produção definidos pela Arábia e a Rússia, até ao final de 2023, e os conflitos armados entre Israel e o Hamas e entre a Rússia e a Ucrânia.

Colunistas