Connect with us

Economia

Angola emite dívida pública com juros de mais de 12% ao ano

Published

on

O Estado angolano vai emitir Obrigações do Tesouro no valor de 200,8 mil milhões de kwanzas (877 milhões de euros) até à aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2018, pagando juros acima de 12% ao ano. 

Em causa está um despacho assinado pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, de 26 de Janeiro e ao qual a Lusa teve hoje acesso, autorizando a emissão de Obrigações do Tesouro não reajustáveis – não indexadas à taxa de câmbio -, a colocar através de leilão de preços no período compreendido entre o início do exercício económico de 2018 e a data da aprovação do OGE para este ano.

Prevê especificamente como finalidade a “cobertura das despesas relativas à amortização de dívida e financiamento de projectos de investimento” durante este período, prevendo o OGE para 2018 apenas entre em vigor em Março.

A autorização para a emissão estipula desde já o pagamento de taxas de juro de 12% ao ano para as maturidades de dois anos, 12,25% a três anos, 12,5% a quatro anos e 12,75% a cinco anos e a emissão em leilão com instituições financeiras e directamente ao público, com pagamento semestral de juros.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *