Connect with us

Politica

Angola e UE aprimoram relações no domínio das pescas

Published

on

A Secretária de Estado das Pescas, Esperança Costa, reuniu-se, no dia 9 de Março, com a Embaixadora da União Europeia residente em Angola, Jeanne Seppen, para analisar a cooperação ao nível do sector.

O objectivo é explorar cada vez melhor o potencial marítimo e pesqueiro de Angola nos mais variados domínios no âmbito da economia azul, promovendo uma pesca sustentável e estabelecer acordos de cooperação nos domínios da aquicultura, investigação científico, segurança marítima e parcerias económicas, diz o comunicado enviado ao Correio da Kianda.

O próximo passo será a canalização dos respectivos dossiers ao Ministério de Economia e Planeamento de Angola para análise e aprovação de acções que visam a dinamização do sector e aumentar a sua contribuição na balança comercial.

Esperança Costa e Jeanne Seppen passaram igualmente em revista os principais objectivos estratégicos de interesse comum, como a importância da economia do mar para a diversificação da economia, o contributo da segurança marítima para o desenvolvimento e ainda o impacto da regulamentação do sector das pescas.

Estão igualmente previstas reuniões conjuntas entre técnicos seniores das pescas para contactos exploratórios com os homólogos da Direcção Geral do Mar (DG-MARE) da União Europeia.

As duas partes reafirmaram o compromisso de dar novo impulso as relações bilaterais para o alcance de resultados concretos na próxima reunião ministerial entre Angola e União Europeia que terá lugar este ano em Luanda.

Em 2017 e 2019, delegações de Angola e União Europeia debateram assuntos relacionados a cooperação bilateral no encontro “Caminho Conjunto EU-Angola”.